Os Peregrinos

O caminho não é novo... O novo está em nós, no nosso jeito de caminhar!

E as bolhas do Ronaldo?

Em ritmo de Copa, esta pergunta é a solução para falta de assunto,
romper com o silêncio, iniciar uma conversa...

E que assunto melhor pra iniciar nossas reflexões de peregrinos
do que o mais atual de todos: a Copa do Mundo!?!
O que se tornou este evento?
Anos atrás, ainda se ouvia coisas positivas sobre a Copa e sua influência no clima mundial. Alguém aí já deve ter ouvido falar que até as guerras paravam para o Pelé passar, não!?!
Em tempos mais recentes, países em conflito se enfrentavam em campo e , assim, conseguiam convencer seus líderes a assinar tratados de paz.
De vitrine de jogadores a vitrine de manequins, a Copa vai se transformando em mais um desfile de modas, desta vez exclusivamente para homens.
E assim tudo à nossa volta!
Não deixamos ninguém se meter na nossa vida, mas queremos que todos nos vejam, apreciem nossos flogs e blogs, que nos adicionem em seus orkuts...
É a supervalorização narcisista de nossas vitórias -- nosso melhor ângulo -- e o obscurecimento de nossos medos, nossas quedas (escondidos muitas vezes de nós mesmos).

Na quinta feira vimos o quanto um povo pode ter sua auto-estima melhorada, trabalhada e até mesmo 'curada', em função de um esporte coletivo que nos representa.
Futebol é a cara do brasileiro - cheio de garra, adrenalina e alegria.
Mas vimos também o quanto é possível utilizar algo tão apaixonante como ferramenta de alienação coletiva. E isso não se restringe ao brasileiro não...

Bom... A questão principal é: o que nós aproveitamos pessoal e coletivamente do que acontece à nossa volta? Conseguimos curtir o que há de bom, ou apenas somos levados pela maré?

Mas... deixando falar agora os apaixonados por futebol que somos:
Falou-se tanto nas 'bolhas do Ronaldo'... mas "bolha" mesmo foi ele no jogo de quinta, não é mesmo?

:)