Os Peregrinos

O caminho não é novo... O novo está em nós, no nosso jeito de caminhar!

Voltando às Origens...

Estávamos nós, na Missa domingo, atentos às leituras, quando ouvimos:

Irmãos:
6 Estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo, somos peregrinos longe do Senhor; 7 pois caminhamos na fé e não na visão clara. 8 Mas estamos cheios de confiança e preferimos deixar a moradia do nosso corpo, para ir morar junto do Senhor. 9 Por isso, também nos empenhamos em ser agradáveis a ele, quer estejamos no corpo, quer já tenhamos deixado essa morada. 10 Aliás, todos nós temos de comparecer às claras perante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa – prêmio ou castigo – do que tiver feito ao longo de sua vida corporal.

Tratava-se da 2ª leitura (2Cor 5, 6-10 ).

Óbvio que o termo "peregrinos" chamou-nos a atenção!

E, olhando novamente para o desenho da menininha na ponte, podemos perceber, de fato, que não se vê o início nem o fim do caminho (v. 7) e que a menina marcha de forma determinada, mas não sem dificuldades (v. 9).
Aí, voltando ao texto, agora pensando nas dificuldades do caminho, encontramos a palavra-chave para seguir em frente: CONFIANÇA (v. 6 e 8).
Palavra essa que, dentro das virtudes teologais, tem plena identidade com a ESPERANÇA.

Caminhemos, portanto, confiantes, na certa de que "agradável a Deus" (v. 9) é o mesmo que "amá-Lo sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos"!


Caminhar é preciso... caminhemos juntos!