Os Peregrinos

O caminho não é novo... O novo está em nós, no nosso jeito de caminhar!

Faz parte do Plano...

"E Deus disse: Faça-se a Luz!" (Gn 1, 3) Maravilha!!! Estava feita aTese! E a Tese era um paraíso... E era muito bom!

Aí... "Por um só homem o pecado entrou no mundo..." (Rm 5, 12) Ah,não!!! Eis aí a Anti-Tese, ou Antítese! O que fazer???

Então, eis que... "O Verbo se fez carne!" (Jo 1, 14) Pronto!!! Tese e Antítese tiveram finalmente sua Síntese... E a Síntese foi a nossa Salvação! O Plano de Deus entrava novamente no eixo...

Bom... Aí o Verbo pediu que o imitássemos e nos amássemos! Mas é difícil amar, se pensarmos que com isso devemos concordar o tempo todo com os outros... E, se optamos por discordar, isso normalmente gera conflito!

O conflito é bom!!! Cristo entrou muitas vezes em conflito com os Doutores da Lei e certas opiniões populares! Mas Ele não entrava pra vencer, porque não via seus opositores como adversários! Ele os amava!!! E com isso nos ensinava que, numa discussão, quem vence é a Síntese!

Ora, a Síntese é o resultado da convergência entre Tese e Antítese! Convergir é sair da posição inicial e seguir para uma outra, que concilie duas linhas, dois caminhos! Ou seja, é necessário desprender-se da posição original! Isso só é possível se a discussão não for uma disputa!

Em cabos de guerra, ganha quem mantiver os pés em seu próprio território! Já, numa convergência, só alcançam seu objetivo os que se encontrarem, deixando suas posições e adotando uma terceira, mais viável a ambos!

"Nosso Cosmo, no fundo, não é senão o lento nascimento de uma consciência universal"
(Teilhard de Chardin)

O bom e velho Chardin sabia das coisas...

E então??? Que tal se a gente se encontrar???