Os Peregrinos

O caminho não é novo... O novo está em nós, no nosso jeito de caminhar!

Humildade: Identidade e Autenticidade

"Meus problemas são uma tragédia (grega); os dos outros são frescura!"

"Pimenta nos olhos dos outros é refresco!"

"Mala é o filho do vizinho; o meu só tá com sono!"

Dia após dia, jargão após jargão, nossa cultura nos ensina o isolamento do individualismo. Mesmo assim, não consegue tolher nosso caráter, essencialmente social.

Porém, deixa profundas marcas em nossa personalidade. O desprezo pelas idéias dos outros e a super valorização das nossas, por exemplo.

O catecismo e a sabedoria popular nos ensinam a "resolver" este problema: Basta colocar-se no lugar do outro! É a dinâmica da tal Identidade (idem = o mesmo; ente = o "ser", sendo - ou seja: o "ser" em ação, em movimento).

Mas será que é o suficiente mesmo? Quanta gente há que não se ama! Para elas, levar a cabo o "ama o próximo como a ti mesmo" seria uma tragédia. Outras, porém, que se supervalorizam, poderiam tornar os problemas alheios uma verdadeira "tempestade em copo d'água".

É aí que entra a Autenticidade (auto = em si mesmo). Ou seja: o "ser", sendo em si mesmo. Dito de forma mais simples: o ato de saber quem somos; o tal "conhece-te a ti mesmo".

Aliás, eis o segredo da humildade (palavra que vem do mesmo radical de "humanidade"; = o ato de ser humano): ser quem eu sou (= autenticidade), reconhecendo minhas semelhanças e diferenças com o outro (= identidade).

Não mais... Não menos...