Os Peregrinos

O caminho não é novo... O novo está em nós, no nosso jeito de caminhar!

"Ladrão que rouba ladrão, tem 100 anos de perdão!"

Das arábias vêm contos que preenchem o nosso imaginário de ouro, belas mulheres, suntuosos palácios, banquetes e outras riquezas! Quem não quer ser o bom ladrão, seja ele Ali Babá ou Aladim? Ou então a astuta Scherazade, versão feminina e oriental do nosso estimado Pedro Malazarte?

"O bom brasileiro é aquele que leva vantagem em tudo!"

Esta verdadeira maldição é uma herança imposta pela dita sabedoria popular! A mesma que -- dizem -- ser "vox Populi, vox Dei" (a voz do Povo é a voz de Deus)! É uma máxima, impregnada na cultura da gente!
Mas que deus é esse que manda tirar vantagem de tudo?

Ainda ontem escutávamos no jornal: "Deputados da Bahia votam pelo aumento do próprio salário" (para R$ 16.000,00)... Isso é revoltante, não é??? Mas tem um lado bom! Por exemplo, foi o que chamou a nossa atenção para outro detalhe, importantíssimo! Enquanto ficamos anestesiados, vendo Lula e Alckmin se degladiarem, medidas importantes são votadas no Congresso! Estamos acompanhando??? Sabemos o que está acontecendo??? O que os deputados e senadores estão decidindo por nós??? O que vai ficar de herança, em 2007, para o Presidente e governadores eleitos e para nós, povo?

PRECISAMOS AGIR!!! Mas o que nos move será mesmo o desejo de um país mais justo?

Na mesma reportagem, um cidadão revoltado dizia: "É um absurdo (esse aumento)! E o meu??? Não aumenta, por quê???" Quer dizer... Se o salário deste trabalhador fosse também de R$ 16.000,00, deixaria de ser um absurdo?

Parece que ainda somos crianças, cheias de manha sem o brinquedo, mas que, uma vez com o objeto do desejo na mão, pouco se importam se os demais também têm o que querem (e precisam)! Dá-nos "o pão NOSSO de cada dia", então, torna-se um enunciado "da boca pra fora", não é???

Com isso, só se pode concluir, então, que a revolta da população, não vem da falsa moral dos senhores políticos, mas de o dinheiro circular na mão deles e, não, na nossa! Só isso explica porque o ato de devolver uma bolsa cheia de dinheiro ou de pertences valiosos vira notícia, como se fosse -- e é -- um fato raro, ou um fenômeno incompreensível!

No fim das contas, Cristóvam Buarque tinha razão... Nosso problema é EDUCAÇÃO! E nenhuma política de curto e médio prazo poderá resolvê-lo!
Aliás, nenhuma atitude isolada pode fazê-lo! Por isso, parafraseando
Marx:

"Cristãos do mundo inteiro, uni-vos!!!"

Mas como??? Quando??? Onde??? Quem sabe, no dia em que resolvermos pensar no bem comum, saibamos responder todas essas perguntas...

1 caminhantes:

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny

sexta-feira, 20 novembro, 2009