Os Peregrinos

O caminho não é novo... O novo está em nós, no nosso jeito de caminhar!

Eu queria falar de flores, mas...

“Faça saber da sua indignação!”
(Cardeal Geraldo Majella Agnelo - Presidente da CNBB e Arcebispo de Salvador – BA)

Poxa... A gente bem que podia estar aqui, agora, falando de festas de fim-de-ano, sonhos e esperanças para 2007, pratos para a virada, mas...

Nem bem chega o Ano Novo e o Congresso aumenta em 90% o próprio salário! Pode até ser manobra pra garantir a reeleição dos Presidentes das Casas... Mas não deixa de ser uma afronta ao povo brasileiro!

Já dizia o famoso filósofo: “O povo tem os líderes que merece!”

Fomos nós que os colocamos lá! Alguns deles já haviam nos decepcionado... E mesmo assim garantimos o retorno deles!

Teve um até que foi esfaqueado por uma mulher, por causa disso: ACM Neto!!! Só a Globo não noticiou o motivo do atentado! Preferiu dizer que a mulher tinha problemas mentais!

Mas vocês pensam que só em Brasília a sacanagem acontece? Nossa governadora, ainda não empossada, ganhou as eleições com o slogan: “Novo jeito de governar”! Entre as propostas, ela prometia diminuir o número de secretarias e os impostos!

Entretanto, ela nem foi empossada ainda e já mostrou seu jeito novo de governar! Aumento dos impostos e das secretarias e congelamento do salário do funcionalismo público! O povo só não entendeu ainda o que tem de novo nesse jeitinho de governar!

Aliás, assim também não dá pra entender como o governo quer combater a sonegação, a pirataria, a informalidade e a evasão industrial do Estado! Mas tudo bem...

Outra promessa é não privatizar o Banrisul! Um cientista político disse que as medidas são boas, mas não suficientes; é preciso também vender algumas estatais! Ao que parece, a promessa de não privatizar o Banco será mantida! Em vez disso, a exemplo de outros governos de PFL e PSDB, mais um Banco regional será vendido!

E aí a gente se pergunta: “O que fazer?” Se ainda estamos em dúvida, parece que a Igreja, através da CNBB, já tomou uma iniciativa! Além da frase supra-citada (de Dom Geraldo), outro Bispo se manifestou em uma Missa para os parlamentares:

“Como aceitar que um parlamentar brasileiro receba mais de R$ 800 por dia, quando uma boa parte das pessoas que representa é obrigada a conviver com menos de R$ 400,00 por mês?”

(Dom João Braz de Aviz – Arcebispo de Brasília)

E olhem que a Igreja é sempre culpada de conivência com os poderosos! Entretanto, enquanto outras religiões pregam o "cada um é cada um" e se preocupam em tirar os demônios do corpo, ou abrir os caminhos do indivíduo para o ano vindouro, uma voz preocupada com o outro, com o bem-estar social se manifesta!

É, pessoas... Será que é só mesmo acabando com o futebol e a cerveja que nós, povo, tomaremos uma atitude? Será que estamos surdos até mesmo para o apelo da Igreja?

Felizmente, uma parte da sociedade conseguiu impedir o aumento dos parlamentares e as medidas da governadora do RS! Mas imaginem o que mais conseguiremos, se toda a sociedade estiver empenhada? Imaginaram??? Então que tal concretizarmos agora???

Dessa vez não vamos só desejar... Vamos colocar como meta: “Façamos um Feliz 2007!!!"