Os Peregrinos

O caminho não é novo... O novo está em nós, no nosso jeito de caminhar!

Ecumenismo católico?

Pois bem... Ando pra lá de atarefado e não tenho tido tempo de elaborar textos de mais de 10 linhas.

Então vou começar a fazer uma série de "rapidinhas" e gostaria que os/as amigos/as prestigiassem, contribuindo com seus comentários.

Então lá vai a primeira da série... Mas primeiro:

Acessem meu blog sobre futebol!!! É o blog de um corinthiano apaixonado, mas nem sempre falo do Corinthians! Às vezes falo de comportamento, ética, política, religião... tudo -- claro -- relacionado ao esporte das chuteiras!

http://corintiano-gracasadeus.blogspot.com/

O nome é inspirado num livro do grande Dom Paulo Evaristo Arns, que torcedores de todos os times deveriam ler, independente de falar do Timão! O nome do livro é: "Corintiano, Graças a Deus".

Bom... Já fiz o meu merchan... Agora a rapidinha de hoje:

Um amigo padre me disse que o bispo o convocou para um curso sobre ecumenismo, promovido pela Diocese. Diz o Bispo: "Tu, que anda envolvido com essas coisas, deve ir ao curso para aprender o jeito católico de fazer ecumenismo!"

E aí eu pergunto... Existe um jeito restrito a alguma religião de fazer ecumenismo?

7 caminhantes:

J Ricardo(Zeh) disse...

Como eu sou "jovem há muito mais tempo" e tive o privilégio de viver as mudanças(que infelizmente foram abortadas) dos ventos conciliares no final da decada de 60, lembro-me bem do saudoso Pe. Gulielmo da Puc/RJ exasperado com essa coisa de "Ecumenismo católico". O coitado também não entendia o que era esse adjetivo acrescentado à palavra ecumenismo.
Mas eu explico, já naquela época e hoje acho que mais ainda com o advento do Benedito 16, pensa-se em ecumenismo católico. Na verdade aquele tipo de ecumenismo que faz com que as outras denominações adaptem-se ao catolicismo romano e abram mão de suas tradições.
O que os tradicionalistas da a ICAR querem é na realidade uma conversão dsfarçada em ecumenismo.

Não há respeito, não há flexibilidade. Como pode-se esperar qualquer tipo de Ecuemnismo diferente por parte de gente que escreve uma "Dominus Iesus" que afirma categoricamente que não há salvação fora da Igreja Católica Romana?
É lamentável mas temo que tudo não passe de perfumaria, não há seriedade. Na verdae é tudo uma questão de aparência para acalmar espíritos mais reclamadores em busca de um pouco de abertura e luz na empoeirada cúpula vaticana.
abs,
Zeh

quarta-feira, 27 maio, 2009  

Em comunhão com as palavras do companheiro J Ricardo, de fato, o que parece é que o Ecumenismo pregado é na verdade as Doutrinas, Dogmas e Verdades da ICAR, esquece-se que o Ecumenismo na verdade é a busca de um dialogo e unidade, respeitando suas particularidades, sem IMPOR especifica doutrina, ou seja não é a unificação das Igrejas, mas sim uma aproximação!!!
- Acho que é mais dificil para a ICAR (ou grande parte dela) buscar o Ecumenismo, pois não se consegue nem se respeitar suas diversidades de dentro dela mesma (ICAR)...

Abraços e Força na Luta!!!
Henrique
PAZ E BEM
(www.henriquepejoteiro.blogspot.com)

sexta-feira, 29 maio, 2009  
Possato Jr. disse...

Ih, Ricardo... É triste saber que essa ideia não é de hoje!

Mas deixa eu contar um causo verídico pra ti e pro Henrique... Dois colegas da Igreja Batista conversavam sobre o caráter ecumênico do CEBI! Um deles disse para o outro: "Tenho restrições quanto ao ecumenismo praticado por eles, mas há algumas coisas ali que podemos usar para atrair fiéis!"

Como podem ver, o caráter utilitário do ecumenismo não é exclusividade da ICAR! Correntes de todas as confissões pensam em se aproximar de outros "rebanhos" para aumentar o seu próprio!

Difícil é se aproximar do/a outro/a para partilhar, caminhar junto, ser unidade na diversidade! Diversos são os dons, mas tá difícil ver o mesmo Espírito (1Cor 12,4-11)! E isso é bem mais triste...

Paz & Bem!!!

Zé Luiz.

sábado, 30 maio, 2009  
Fá menor disse...

O Ecumenismo deve ser um esforço de todas as religiões.

Abraços

segunda-feira, 22 junho, 2009  
Unknown disse...

Paz e bem!

Lamentavelmente
a Igreja Metodista do Brasil
por decisão de seu concílio
tem sua própria forma de fazer ecumenismo;
tanto que sairam do CONIC.

domingo, 28 junho, 2009  
Anônimo disse...

oi,boa noite.O,meu nome é CantídioRibeiro Da Silva,eu moro emuma pequena cidade de cinquenta mil habitantes chamada Oliveira-MG.Eu,faço parte de uma ala da igreja católica chamada Renovação Carismática católica ou simplesmente Rcc como somos conhecidos,ultimamente os nossos padres estão pregando pela paz e tolerância entre nós católicos para com outros nossos irmãos de outros credos,eu,or exemplo sou totalmente ecumênico,já que eutenho amigos em outras religiões!
É,chegada a hora de unirmos as mãos para somente usá-las para ajudarmos uns aos outros como verdadeiros irmãos que somos por parte de Deus(javé) o qual Jesus cristo nos deu a Deus como seus irmãos.Eu,penso assim e adoro conversar com outras pessoas em nos agredirmos ou ofendermos uns aos outros.Pax Vobiscum!

sexta-feira, 03 julho, 2009  
Anônimo disse...

Continuação da primeira mensagem!
Eu,cometi uu erro,as palavras são sem nos agredirmos e a outra é por .Quando,alguem for ler o qu eu esvrevi acima substitua por essas palavras quais eu escrervi agorinha;
Me desculpem o erro.Atenciosamente.
Cantidio Ribeiro Da Silva.

sexta-feira, 03 julho, 2009