Já perceberam como as pessoas são queridas, enquanto concordamos com elas? Mas ai de quem ousa demonstrar que discorda do outro! É um tal de levantar a guarda e exigir o diabo do respeito...
Parece consenso: Temos o direito de discordar e o dever de não debater! Ou seja: Digamos o que pensamos, mas tu ficas com o teu e eu fico com o meu! O curioso é que ninguém sabe por que manifestamos nossas opiniões, se de nada servem para os outros.
Conhecemos a frase:
“Posso não concordar com nada do que dizes, mas defenderei até à morte o direito que tens de dizê-lo!”
Mas... Que diabólico poder nós temos de relativizar e suavizar tudo, não é!?! Essa frase era um slogan, em tempos mais difíceis, para motivar a luta pelo direito à voz, à liberdade de expressão.
Aí o tempo – sempre ele – passou, conquistamos mais e mais direitos, liberdade de imprensa até... Agora todos podem expressar suas opiniões e, claro, sofrer as conseqüências.
O calor do debate sempre gera atrito. Então, o medo de não suportar as críticas, de não conseguir sustentar nossas opiniões (com bons argumentos, o que exige disposição para o raciocínio e a reflexão), e a nossa vocação para inverter tudo, inclusive valores, deram à frase um significado completamente oposto ao original.
Em vez de garantir o direito à voz do oprimido, agora ela serve de “cala-boca” para os chatos de plantão, que ainda hoje se permitem discordar.
Mas será mesmo sinal de respeito calar-se ao discordar? O que tem de construtivo em emitir uma opinião só pelo prazer de emitir? Será que tira pedaço mudar, ou ajudar alguém a mudar de opinião? Não é aderindo às opiniões mais sensatas que construímos o nosso caráter, as saudáveis relações, a sociedade, as nações etc., e chegamos mais perto da Verdade?
Afinal, o que é mais respeitável? Deixar que o outro fale, escutando-o mas não ouvindo, não importando se ele está certo ou errado, ou partir das opiniões pessoais para consensos que sirvam de guia para o bem do grupo?
Ao fim dessas reflexões, cremos que só restará dizer, aos que ainda acham a busca da Verdade um tempo perdido:
“Conhecereis a Verdade; e a Verdade vos libertará!”
(Jo 8, 32)
Os Peregrinos
Seguidores
Blogroll
- Brasil Franciscano
- CEBI-ES
- Confessionário d'um Padre
- Contra a Pobreza
- Contra a Violência
- Cris Sociais Juventude
- Crisma Sta Brígida
- Dinâmicas para Grupos
- Eduardo Amazônia
- Fernandes Pessoa
- Fá Menor
- Gisley Vive
- Guia de blogs católicos
- Henrique PJ
- IHU Unisinos
- IPJ ("P" de Paulista)
- Iser Assessoria
- Leandro Souza Ramos
- Lua dos Açores
- Léo Batista CEBI
- Marciel Rocha
- Migalhas também são pão...
- Núcleo Betânia PJ
- Olhar Ecológico
- Pe Tó Carlos
- Pe. Alex
- PJ Belém do Pará
- PJ Canoas
- PJ Criciúma
- PJ Gaúcha
- PJ Jandira
- PJ Lins
- PJ Salvador
- Política Gaúcha
- Pôr do Sol
- REJU
- ReJuSul
- Renato's Blog
- Rodrigo Szymanski
- Rogério Oliveira (Pejotando)
- Theosfera
- Tiago França
- Trilha Cidadã
- Walkes Vargas
- Zeh Ricardo TL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 caminhantes:
Postar um comentário